Centro Social e Paroquial de Recarei IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social
Home » Historial, Missão e Serviços

Historial, Missão e Serviços

Historial

Historial - Centro Social e Paroquial de Recarei

O Centro Social Paroquial de Recarei foi erigido canonicamente por provisão do bispo do Porto, Rev.mo Sr. D. Armindo Lopes Coelho, no dia 18 de Junho de 2001. A instituição adquiriu personalidade jurídica a 4 de Fevereiro de 2002 e obteve estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 26 de Março de 2003 (Diário da República, 3ª Série, nº86 de 11/04/2003).

Na prática, o Centro deu início à sua actividade social em 2004. Nesse ano, após as necessárias obras de adaptação do salão paroquial, foi criado o Centro de Convívio para idosos, a primeira valência prestada pela instituição na localidade de Recarei. A partir de 1 de Outubro de 2005, o Centro Social Paroquial de Recarei passa a prestar uma segunda valência: o Serviço de Apoio Domiciliário. Este serviço inclui confecção de alimentos e distribuição de refeições, tratamento de roupas, higiene habitacional, cuidados de higiene pessoal, apoio social e transporte de utentes em carrinhas devidamente adaptadas.

No dia 6 de Março de 2016, foi solenemente inaugurada a obra que permite prestar hoje as valências de Creche e ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas), construída de raiz numa quinta com dois hectares de área (Quinta de Santa Águeda) adquirida pela paróquia a 13 de Maio de 2005.

Missão e Serviços

O Centro Social e Paroquial de Recarei define-se como uma instituição prestadora de serviços à sociedade e à família, em que todos participam, cada um a seu nível e a seu modo, na vida da Instituição.

Missão promover o desenvolvimento social, utilizando a prestação de serviços aos idosos e às crianças, como instrumento de inclusão social, construção e exercício da cidadania (Estatutos do CSPR,2004).

Visão: ser uma instituição de referencia, através do empreendedorismo e da economia social, em ações de parceria com o Estado e entidades locais privadas, de forma a proporcionar à comunidade local e aos idosos e crianças em particular, o desenvolvimento e o acesso a programas que aumentam a sua qualidade de vida e do meio ambiente. (Estatutos do CSPR,2004).

Valores que implementamos e defendemos  no dia-a-dia:  Verdade no exercício das nossas funções  , Transparência na utilização e gestão dos recursos que nos são confiados, Caridade, Solidariedade e Respeito pela Dignidade e Individualidade,  Igualdade e Oportunidade na promoção da melhoria da qualidade de vida, fomentando o bem-estar entre os seus colaboradores, os idosos e as crianças e as suas famílias.

Loading...